Cobertec -
Logo Cobertec

Quais são os componentes de um sistema fotovoltaico?

O Sistema Fotovoltaico é capaz de produzir energia elétrica a partir da luz do sol. Com isso, obtém-se energia 100% limpa e que não agride o meio ambiente.

Além disso, ajuda o consumidor a economizar até 95% na conta de luz. De acordo com uma pesquisa do Portal Solar, o uso da Energia Solar cresceu mais 45% desde 2018. 

Sendo assim, é uma tecnologia que tem forte potencial para garantir um futuro mais sustentável para todos. A seguir, falaremos mais sobre os principais componentes do Sistema Fotovoltaico. Acompanhe para conhecer!


6 principais componentes que fazem parte do sistema

1 – Painéis solares

Os painéis solares, também chamados de módulos solares ou placas solares, são compostos por pequenas células, responsáveis pela captação da luz do sol. Com a junção de vários painéis solares, são construídos os sistemas fotovoltaicos.

Vale ressaltar que a quantidade de painéis ideal vai de acordo com a demanda energética do imóvel. Sendo assim, é um tipo de projeto que deve ser personalizado.

2 – Inversor solar

O inversor solar é responsável por transformar a luz do sol captada pelos painéis solares em energia elétrica pronta para abastecer o imóvel. Além disso, o equipamento ajuda a manter a segurança elétrica do sistema fotovoltaico.

3 – String Box

Nos sistemas solares, havia muito desperdício de energia, curtos e surtos elétricos, mas tudo mudou com a String Box. É um equipamento indispensável que protege a parte CC (corrente contínua) da usina conectada entre os módulos e o inversor. 

Dessa forma, isola a produção de energia fotovoltaica, com o propósito de impedir o risco de propagação de acidentes elétricos, como os curtos-circuitos e os surtos elétricos. 

4 – Estrutura metálica

A estrutura metálica deve ser dimensionada corretamente de acordo com a inclinação da instalação. Essa estrutura é o que dará suporte às placas solares para que estejam seguras contra qualquer ação do tempo.

Vale ressaltar que existem estruturas específicas para telhados convencionais, lajes, solo e estacionamentos solares. 

5 – Medidor bidirecional

O medidor bidirecional é outro equipamento fundamental. Após a instalação do sistema, é preciso solicitar a visita de um técnico responsável pela rede distribuidora de energia. É esse profissional que fará a substituição do relógio padrão de energia pelo medidor bidirecional.

O equipamento registra a energia gerada pelos painéis, a energia consumida e os créditos gerados pela energia excedente. 

6 – Monitoramento

O sistema de monitoramento, geralmente é cedido pela empresa que realizou a instalação do Sistema Fotovoltaico. A plataforma informa ao consumidor tudo sobre a performance do equipamento, em tempo real.

A partir da tecnologia, você saberá qual é a economia gerada, quantidade de energia produzida, dados ecológicos e benefícios gerados ao meio ambiente. É, portanto, um controle total nas suas mãos. 


Agora que você já conhece quais são os principais equipamentos que fazem parte do Sistema Fotovoltaico, que tal descobrir qual será a sua economia após a instalação? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas! 

Veja também

O que é energia solar?

-